seg à sex 8:30 às 17:30 - sáb 8:30 às 14:00

41 3265-5075 41 9 9192-3349
Engate Carretinha

Escolhendo o engate correto para sua carretinha

Grande parte das pessoas que estão interessadas em instalar um engate de reboque tem a dúvida de qual a opção mais correta. São muitas as opções que estão disponíveis no mercado e a melhor opção para seu conhecido pode não ser a melhor para você.

Antes de tudo é necessário entender que ele é um equipamento importante e que caso seja instalado da maneira incorreta pode trazer prejuízo financeiro e até mesmo provocar acidentes.

 

Engate em veículos de até 3500 kg quando instalado como acessório, tem que apresentar esfera maciça apropriada ou tracionamento de reboque de trailer, tomada e instalação apropriada, dispositivo para fixação de corrente, ausência de superfícies cortantes e ausência de dispositivo de iluminação conforme determina a resolução 197 do Contran.

 

Esta mesma resolução também determina que os fabricantes de engate estejam registrados no INMETRO, que aprovará o produto. O engate também deve possuir uma plaqueta inviolável com o nome do fabricante, CNPJ, registro do INMETRO, modelo do veículo, capacidade máxima de tração do veículo e referência à resolução 197.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como fazer uma melhor escolha. Sempre é bom fazer a seguinte pergunta: Que tipo de engate eu preciso? A resposta deverá ser lavada em conta levando em consideração o peso que o carro aguenta e o peso que eu preciso puxar.

 

No manual do veículo qual a capacidade máxima de tração do carro e quais são os pontos de fixação do engate. Os diferentes tipos de engates são definidos de acordo com o peso a ser transportado, por isto essa informação é tão importante. Observe também que a forma de fixação de cada engate varia.

 

Mais sobre Carretinhas, Carretas e Reboques!